sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Curiosidades

Se em 1, de cada 5 habitações nos EUA, 1 torneira pingar durante 1 ano corresponderá a cerca de 4 horas do fluxo das Cataratas do Niagara.

100 anos antes de Cristo, um homem consumia 12 litros de água por dia para satisfazer as suas necessidades. O homem romano aumentou esse consumo para 20 litros diários e no século XIX, o homem passou a consumir 40 litros nas cidades pequenas e 60 litros/dia nas cidades grandes. Já no século XX, o homem moderno chega a consumir 800 litros de água por dia para atender às suas necessidades... chega a gastar 50 litros de água somente em uma rápida ducha de 3 minutos!

Para se produzir um barril de boa cerveja, é necessária a utilização de 1800 litros de água.

Para se produzir uma tonelada de sabão é necessária a utilização de 2000 litros de água.

Entretanto, isso não é nada comparado ao consumo de 250.000 litros usados na produção de uma tonelada de aço.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Poluição da água

Poluição das águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industrial não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pelo lançamento de fertilizantes agrícolas, em quantidade demasiada alta que o corpo da água não pode absorver naturalmente. A poluição altera as características da água enquanto a contaminação pode afetar a saúde do consumidor da água. Assim uma água pode estar poluída sem estar contaminada.

Tratamento da água


Seleção da fonte abastecedora de água é processo importante na construção de um sistema de abastecimento.Deve-se, por isso, procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de ser de grande importância a localização da fonte, a topografia da região e a presença de possíveis focos de contaminação.
A captação pode ser superficial ou subterrânea.A superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento.Essa água também é sugada por motobombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfície por tubulações.A água dos poços artesianos está, em sua quase totalidade, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar turbidez.

Etapas do Tratamento da Água



Floculação

Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.

Decantação

Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água caem e se depositam no fundo do decantador.

Filtração

Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas.

Estas três etapas: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação. Nesta fase, todas as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida. Mas ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção.

Cloração

A cloração consiste na adição de cloro. Este produto é usado para destruição de microorganismos presentes na água.

Fluoretação

A fluoretação é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para redução da incidência da cárie dentária.

A Água e os Seres Vivos


A água está presente tambem nos seres vivos,e em gande quantidade.Se conseguíssemos separar todos os materias que o formam em 100 partes,cerca de 65partes,ou seja65%,seriam água.Ou seja,no corpode um jovem de 50 kg há mais ou menos 32,5 kg de água.Eisso é apenas uma média.

A quantidade de água em nosso corpo pode variar.

Utilização da Água

Nos utilizamos a água para varias coisas como:tomar banho,preparar comida,beber e várias outra coisas.Ela é usa na agricultura,transporte,pecuária,indústria e lazer.

Ciclo da Água


Ciclo da Água : Este ciclo é responsável pela renovação da água no planeta.
O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia solar e pela gravidade.
Na atmosfera, o vapor de água que forma as nuvens pode transformar-se em chuva, neve ou granizo dependendo das condições climatéricas. Essa transformação provoca o fenómeno atmosférico ao qual se chama precipitação.

Fases da Água


*Fases da água: A água encontra-se em diversos estados físicos. Na atmosfera ela está em estado gasoso, proveniente da evaporação de todas as superfícies úmidas – mares, rios e lagos; em estado líquido é a mais usual forma da água, encontrada nos grandes depósitos do planeta, nos oceanos e mares,nos rios e lagos e também no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos. Para finalizar, também encontramos a água no estado sólido, nas regiões frias do planeta, os polos e as grandes altitudes. Do estado gasoso, presente na atmosfera, a água se precipita em estado líquido, como chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo.

As Rochas


Rocha é um agregado natural composto de alguns minerais ou de um único mineral, podendo ou não conter vidro.As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas. As rochas magmaticas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão. Nos casos onde o material orgânico deixa uma impressão na rocha, o resultado é conhecido como fóssil.

Como evitar a erosão

A erosão do solo pode ser minimizada através de algumas práticas simples:
1. Uso do solo de acordo com sua capacidade: O solo deve ser cultivado de acordo com sua capacidade de uso. A medida que aumenta a declividade, as práticas de controle da erosão devem ser aumentadas, as culturas anuais passam a sofrer restrições e são eliminadas. Até alcançar alta declividade onde qualquer prática agrícola, inclusive reflorestamento, não devevser efetuada. São áreas de preservação permanentente
2. Vegetativas: Culturas de cobertura ,cordões vegetais em nível, cutivo em faixas, rotação de culturas,
Finalizando, a propriedade em si pode ter uma ou mais práticas conservacionistas em uso.Ou seja: Atualmente, o controle da erosão do solo, em seu modelo mais avançado e já em uso em várias localidades do sul do Brasil, planeja a conservação do solo é da água das propriedades de uma microbacia. Leva em conta também aspectos ambientais, buscando reduzir impactos negativos ao meio ambiente, recuperar áreas degradadas, reduzir uso de agrotóxicos, em suma, melhorar as condições de vida das comunidades envolvidas no programa.

Erosão


A Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas que compõem o solo.
A erosão destrói os solos e as águas e é um problema muito sério em todo o mundo. Devem ser adaptadas práticas de conservação de solo para minimizar o problema. Em solos cobertos por floresta a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Solo


Em agricultura e geologia, solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais e de húmus.Também se refere, de modo mais restrito , à camada onde é possível desenvolver-se a vida vegetal. É no solo que se desenvolve a maior parte da vida terrestre, fluvial, lacustre e marítima. Os seres vivos, bem como o vento e as águas, são os agentes de formação e modificação do solo, que na maior parte têm entre 1 e 1,5 metro de profundidade. Erosão do solo.O maior causador dessa erosão é o homem ,pois desmatando as florestas, ele aumenta o risco de erosão. Os solos são estudados, dentro da Geologia, por uma ciência chamada pedologia, que classifica os solos da Terra pela composição e fertilidade.

A importancia do equilibrio da cadeia alimentar

Ela mantém o equilíbrio ecológico entre os seres vivos.
Imagine todos os sapos sendo exterminados... a quantidade de moscas aumentaria.
A cadeia alimentar serve pra isso. Para manter um controle do número de populações existentes. O bom é que é natural. Tudo feito pela natureza.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Teia alimentar


Teia ou rede alimentar é um conjunto de cadeias alimentares interconectadas, geralmente representado como um diagrama das relações entre os diversos organismos de um ecossistema. As teias alimentares, em comparação com as cadeias, apresentam situações mais perto da realidade, onde cada organismo se alimenta em vários níveis hierárquicos diferentes e produz uma complexa teia de interações alimentares.

Cadeia alimentar


A cadeia alimentar ou trófica é a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade, iniciando-se nos produtores e passando pelos herbívoros, predadores e decompositores, por esta ordem. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de , sempre no sentido dos produtores para os decompositores.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Crosta Terrestre


A CrostaTerrestre é a camada mais superficial daTerra , é a parte superior da litosfera.Sua espessura é de 5 a 70 km.
A Crosta Terrestre também pode ser chamada de crusta.A crusta é dividida em duas partes : crosta ocêanica e crosta continental.A crusta é constituída principalmente por basalto e granito.
A crosta terrestre é formada por rochas, ou seja, agregados naturais de um ou mais minerais, incluindo vidro vulcânico e matéria orgânica. Observa-se três tipos de rochas de acordo com sua gênese: rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. Através de pesquisas, realizou-se um balanço sobre a percentagem em que são encontradas as rochas (magmáticas, metamórficas e sedimentares) na crosta terrestre.

Origem da Terra


A Terra provavelmente nasceu com todos os outros membros do Sistema Solar, há mais ou menos 4 bilhões e 600 milhões de anos.Depois de milhões de anos a matéria que comporia a Terra concentrou-se em forma de esfera os materiais mais pesados juntaram-se no centro da esfera, formando um núcleo.Materiais densos, se acumularam em torno do núcleo formando uma mistura pastosa de rochas, que chamamos magma. Restou na superfície do planeta, uma fina camada: a crosta terrestre.

Atmosfera


A primeira atmosfera da terra, era principalmente Helio e hidrogênio A aproximadamente 3.5 bilhões de anos, a segunda atmosfera surgiu a superfície do planeta tinha esfriado o suficiente para formar uma crosta endurecida, povoando-a com vulcões que liberaram vapor de água, dióxido de carbono, e amoníaco. Terceira atmosfera: Com o aparecimento de uma camada de ozônio (O3), a Ozonosfera, as formas de vida no planeta foram melhor protegidas da radiação ultravioleta tem uma estrutura complexa que age como reguladora da temperatura e umidade da superfície

Hidrosfera


Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta.A hidrosfera fica sobre a superfície terrestre e pode ser chamada de camada de água do planeta.
Hidrosfera vem do grego : hidro = água + esfera = esfera de água.
A hidrosfera é uma das divisões da biosfera.
Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam a água ou dependem dela para sobrevivere também todos os habitantes aguáticos.
Sem a hidrosfera e a atmosfera não existiria vida no planeta e além disso elas formam os combustíveis fósseis :o petróleo e o carvão.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

A origem dos seres vivos


O planeta Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos. Sua aparência inicial era completamente diferente da aparência que tem hoje. Não havia nele qualquer tipo de ser vivo.
Supõe-se hoje, através do estudo de fósseis, que os primeiros seres vivos surgiram provavelmente há cerca de 3,5 bilhões de anos.
Ao longo dos tempos, várias hipóteses foram elaboradas na tentativa de responder como os planetas apareceram - como a hipótese da geração espontânea, a hipótese extraterrestre entre outras.
Até o século XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir não só a partir da reprodução de seres preexistentes, mas também a partir de matéria sem vida, de uma forma espontânea.