segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Solo


Em agricultura e geologia, solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais e de húmus.Também se refere, de modo mais restrito , à camada onde é possível desenvolver-se a vida vegetal. É no solo que se desenvolve a maior parte da vida terrestre, fluvial, lacustre e marítima. Os seres vivos, bem como o vento e as águas, são os agentes de formação e modificação do solo, que na maior parte têm entre 1 e 1,5 metro de profundidade. Erosão do solo.O maior causador dessa erosão é o homem ,pois desmatando as florestas, ele aumenta o risco de erosão. Os solos são estudados, dentro da Geologia, por uma ciência chamada pedologia, que classifica os solos da Terra pela composição e fertilidade.

A importancia do equilibrio da cadeia alimentar

Ela mantém o equilíbrio ecológico entre os seres vivos.
Imagine todos os sapos sendo exterminados... a quantidade de moscas aumentaria.
A cadeia alimentar serve pra isso. Para manter um controle do número de populações existentes. O bom é que é natural. Tudo feito pela natureza.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Teia alimentar


Teia ou rede alimentar é um conjunto de cadeias alimentares interconectadas, geralmente representado como um diagrama das relações entre os diversos organismos de um ecossistema. As teias alimentares, em comparação com as cadeias, apresentam situações mais perto da realidade, onde cada organismo se alimenta em vários níveis hierárquicos diferentes e produz uma complexa teia de interações alimentares.

Cadeia alimentar


A cadeia alimentar ou trófica é a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade, iniciando-se nos produtores e passando pelos herbívoros, predadores e decompositores, por esta ordem. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de , sempre no sentido dos produtores para os decompositores.